Fotografia


Steve McCurry – Alma Revelada
Em cartaz até dia 29 de janeiro de 2012, a exposição Steve McCurry – Alma Revelada traz cerca de 100 imagens que passam pelos muitos lugares e muitas cores vivas presentes no trabalho do fotógrafo americano, trazendo também as guerras, o atentado de 11 de setembro e seu último rolo Kodachrome.

Reconhecido universalmente como um dos maiores criadores de imagens da atualidade, o autor da famosa foto da menina Afegã e membro da Magnum Photos desde 1986 conquistou vários entre os mais importantes prêmios da fotografia. McCurry, de acordo com a tradição mais refinada dos documentaristas, captura a essência das lutas e das alegrias humanas.

A exposição reúne alguns dos mais marcantes e reconhecidos grupos de imagens de países como a Índia, Paquistão e Nigéria. Há décadas McCurry percorre lugares incomuns, trazendo consigo imagens cuja solidez narrativa alimenta fantasias, mistérios e deslumbramentos acerca do desconhecido – o “outro” que conhecemos através de jornais, filmes e revistas.

O destaque, então, se dá pela inclusão de seis fotografias feitas em 11 de Setembro de 2001, em Nova York. A diferença entre a destruição das torres gêmeas e os inúmeros conflitos registrados, por exemplo, no Kuwait, é que o ataque em solo americano foi transmitido em tempo real para todo o planeta. Por isso, independentemente de afinidades ideológicas, entende-se essa tragédia de outra maneira: conhece-se o seu tempo e o choque que provocou.
 
A mostra está em cartaz no Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Galeria Babel.

Serviço
Steve McCurry – Alma Revelada
Data: de 11 de janeiro a 29 de janeiro de 2012
Horário: de terça a domingo, das 11h às 20h
Local: Instituto Tomie Ohtake
End.: Rua Coropés, 88 – Pinheiros
Grátis
Tel.: (11) 2245-1900
Site: www.institutotomieohtake.org.br
__________________________________________________
A arte de fotografar - 3
E ai galera todo mundo bem ? hoje é dia de continuar com o Arte de fotografar =)

Hoje eu vou falar sobre o assunto prometido pra voces... que é ?



A regra dos terços !
Foi uma tecnica criada pelos pintores para deixar os quadros mais bonitos esteticamente quando alguém olhasse para ele.



Primeiro de tudo imagine duas linhas verticais e duas horizontais na sua foto, formando 9 quadrados e deixe o assunto que você deseja destacar sempre nos pontos de cruzamento ou bem próximo a eles, assim você vai ter uma foto equilibrada, a seguir tem um exemplo.



Os pontos centrais vermelhos são aonde devemos posicionar os elementos importantes, eles são o ponto de equilíbrio e nossos olhos enchergam a foto do mesmo jeito que lemos e aqui no ocidente lemos da esquerda para a direita então obviamente nosso olho vai direto na esquerda da foto.Então se o nosso assunto estiver a esquerda.


E como podemos observar nessa foto as luzes da cidade também chamam a atenção sem que haja um desequilíbrio na foto, a imagem em si, cria uma harmonia. Isso tudo pode parecer fácil, mas se não treinarmos nosso olho fica difícil, porque temos o hábito de centralizar tudo, é necessário treino, então comece em casa, com coisas básicas, colocando objetos ou pessoas nos pontos focais da direita ou na esquerda com o tempo você vai notar uma diferença nas fotos, mas nunca se esqueçam toda regra tem sua exceção, ainda mais na fotografia, onde podemos usar toda nossa criatividade, como toda forma de arte não existe certo ou errado.Essa técnica também é usada por pintores (eles são os avós dessa técnica), designers, arquitetos.
Qualquer dúvida é só deixar nos comentários ou no nosso Twitter.



Beijos e até o próximo post ;**

______________________________________________________________________________________

A Arte de Fotografar - 2
Hey galera, nao esqueci de postar nao, cheguei agora da correria e vim pro blog que ontem foi muito corrido e não rolou de postar.
e eu resolvi guardar as segundas pra uma coisa diferente no " A arte de fotografar" sempre vou mostrar alguns trabalhos ou algum trabalho que seja bom compartilhar com vocês, observando aprendemos muito sobre fotografia =)

1) Foto em que mostra o assassinato, em 1 de fevereiro de 1968, por parte do chefe de polícia de Saigon, a sangue frio, de um guerrilheiro do Vietcong.

    Foto por Eddie Adams

2)Sopranos.
Não podia faltar uma foto das minhas maiores influências, Annie Leibovitz, o jeito com que ela toma cuidado com cada detalhe da cena, com cada pessoa é incrivel, e o resultado final fica sempre muito bom.

     Foto por Annie Leibovitz

  3) Portal do Inferno - Darvas, Turcomenistão.


4Como não podia faltar um fotógrafo brasileiro, eu escolhi uma foto que mostra a qualidade dele, de arriscar coisas novas, inovar, sem deixar que a composição da foto fique ótima.


  


5Pra finalizar por hoje, eu escolhi um video que muitos já devem conhecer que tem imagens fantásticas da aurora boreal, feito por um fotografo que durante toda a época da aurora boreal, captou imagens.Vale muito a pena conhecer.
_________________________________________________________________________________________
A Arte de Fotografar - 1
Dei uma sumida por aqui, mas eu to de volta e prometendo postar toda quinta feira sobre uma das minhas maiores paixões, á fotografia *--* eu sei que ta um pouquinho atrasado o post, mas vai ser sempre na quinta sem atraso. Eu estarei dando dicas, tirando dúvidas e trazendo novidades do mundo da fotografia.Vocês também gostam de fotografia !?
     Foto por Fabs Galvão

Bom como hoje é o primeiro dia, eu trouxe umas dicas pra você que vai comprar sua câmera.

1) Sempre que você for comprar uma câmera pense:
Porque você precisa de uma câmera, que tipo de fotografia vai fazer com ela.
Onde vão ser feitas suas fotos (Ambientes abertos, Ambientes fechados, com pouca luz, muita luz.).
Quanto de experiência você tem com máquinas, se só vai usar a máquina no automático ou quer entrar pro mundo da fotografia e aprender realmente a arte de fotografar.
E o quanto você quer/pode gastar.
2) Um grande erro das pessoas é achar que o número de megapixel interfere na câmera, na verdade só vai fazer diferença na impressão, se você só vai utilizar suas fotos na internet,  uma câmera de 5 megapixel, ta ótima pra voce e as fotos ficam com uma ótima resolução na internet e se você gosta de revelar suas fotos ela vai ficar muito boa no tamanho 10X15 revelada.
3) Lembre-se de sempre perguntar os itens incluso com a camera, pra saber se você vai ter que comprar algum acessório extra.(cartão de memória, capinha, pilhas, bateria).
 

4) Sempre que você ouvir falar de zoom óptico e digital, sempre considere o óptico. O zoom digital deixara suas fotos com ruídos.

5) Sempre tome cuidado com sua câmera, tenha sempre um Kit Limpeza, nunca deixe sua câmera em lugares muito quente, nem muito frio. Em tempos de frio é importante sempre levar a câmera junto ao corpo, caso vá a praia ou fique muito tempo no sol, leve uma toalha e deixe a camera enrolada pra evitar o sol.